FSC FA

FA CERTIFICATION GROUP

Com o intuito de promover a gestão florestal responsável e a certificação tanto da gestão florestal como dos produtos florestais foi criado, em Maio de 2019, o grupo de certificação denominado Nativa Capital – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A.

Poderão aderir ao grupo de certificação quaisquer entidades cujas áreas se encontrem sob gestão da Nativa Capital SGFII, S.A e demonstrem capacidade de gestão florestal de acordo com os requisitos do esquema de certificação do grupo e com os princípios e critérios do FSC® (Forest Stewardship Council®).

O PRIMEIRO FUNDO Nativa Capital – FEIIFF foi o primeiro proponente a aderir ao esquema de certificação do FA CERTIFICATION GROUP em Julho de 2013.

Disponibilizam-se os seguintes documentos:

Documento de compromisso do Primeiro Fundo Nativa Capital

Resumo público do Plano de Gestão Florestal do Primeiro Fundo Nativa Capital

POLÍTICA FLORESTAL

O FA CERTIFICATION GROUP promove a gestão responsável das florestas dos seus aderentes, na procura de um balanço equilibrado entre os interesses económicos, ambientais e sociais das suas atividades e na utilização sustentável dos recursos naturais, contribuindo para a qualidade de vida atual das populações e das gerações futuras.

A gestão das florestas do FA CERTIFICATION GROUP rege-se por princípios económicos, tendo por objectivo o lucro, respeitando as restrições ambientais e sociais, por forma a tornar a actividade florestal atractiva para novos investimentos, aumentando o bem-estar das comunidades em que se insere.

Procuramos garantir a construção e manutenção de um mosaico florestal capaz de assegurar a sua multifuncionalidade, manter as funções ecológicas e a sua integridade, promover a variabilidade estrutural da floresta e conservar os seus recursos naturais solo, água e biodiversidade.

Empenhamo-nos em minimizar os impactos das nossas actividades sobre o ambiente e recursos naturais que gerimos numa perspetiva de melhoria contínua a longo prazo.

Contribuímos para o desenvolvimento social da nossa comunidade, através de uma vizinhança responsável, promovendo o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à nossa atividade e dos Princípios e Critérios do Forest Stewardship Council®.

Empenhamo-nos em promover a segurança e o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, encorajando a iniciativa, a inovação, a produtividade e o empenhamento na concretização da nossa Política Florestal.

Rejeitamos ativamente todas as formas de corrupção, não devendo os seus colaboradores ou terceiros agindo em seu nome oferecer, solicitar, receber ou fazer pagamentos ou benefícios que são ilegais, antiéticos ou representar uma quebra de confiança, ainda que só de forma tentada.

Estamos empenhados em manter um ambiente de trabalho que seja livre de discriminação, intimidação e assédio ilegal. O assédio e discriminação com base no sexo, na raça, na etnia, na nacionalidade, na parentalidade, no estado civil, na idade, na deficiência, na religião, na orientação sexual, na identidade ou expressão de género ou em qualquer outra característica legalmente protegida não será tolerado e é proibido ao abrigo desta Política.

Política florestal do FA CERTIFICATION GROUP

RELATÓRIOS DE MONITORIZAÇÃO

Um dos requisitos da certificação FSC é a monitorização das áreas florestais e dos impactos ambientais, económicos e sociais das suas atividades de gestão, nomeadamente:

  • IMPACTES AMBIENTAIS– Os resultados das atividades de regeneração; Impactes adversos associados a espécies exóticas invasoras; Os resultados das atividades de silvicultura; Impactes adversos resultantes de fertilizantes; Impactes adversos resultantes de pesticidas; Impactes de catástrofes naturais; Impactes em espécies raras e ameaçadas, habitats, ecossistemas, valores paisagísticos, água e solo; Impactes da exploração e extração de produtos florestais lenhosos nos recursos não lenhosos, valores ambientais, resíduos florestais com valor comercial e outros produtos e serviços; Encaminhamento adequado de resíduos; Eficácia das ações implementadas para prevenir, mitigar e reparar os impactes negativos nos valores ambientais; Espécies raras e ameaçadas e a eficácia das ações implementadas para as proteger, bem como aos seus habitats; Habitats de ocorrência natural e a eficácia das ações implementadas para os conservar e/ou restaurar; Cursos e massas de água, qualidade e quantidade de água e a eficácia das ações e implementadas para as conservar ou restaurar; Altos Valores de Conservação e a eficácia das ações implementadas para os manter e/ou melhorar.
  • IMPACTES ECONÓMICOS– Produtividade e produção florestal (produções reais comparadas com as estimadas), incluindo dos recursos cinegéticos; Rendimentos e custos; A condição dos recursos florestais (pragas e doenças); O sucesso das atividades operacionais desenvolvidas.
  • IMPACTES SOCIAIS– Cumprimento da legislação aplicável e convenções internacionais ratificadas (incluindo requisitos legais laborais e de saúde e segurança ocupacional); Programas e atividades relacionados com a Saúde e Segurança no Trabalho; Formação de trabalhadores; A proteção de locais de especial importância em termos culturais, ecológicos, económicos, religiosos ou espirituais para as comunidades locais, incluindo os Altos Valores de Conservação; Impactos sociais significativos, incluindo os resultantes da exploração cinegética e outras atividades relacionadas; Acidentes de trabalho (taxa de incidência de acidentes de trabalho)

Consulte aqui os Relatórios de Monitorização:

1º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

2º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

3º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

4º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

5º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

6º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

7º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

8º Relatório de monitorização do FA CERTIFICATION GROUP

CONSULTA ÀS PARTES INTERESSADAS

Se quiser deixar algum comentário ou opinião sobre a gestão florestal dos membros do FA CERTIFICATION GROUP poderá fazê-lo através dos formulários de consulta pública. Nestes formulários poderá expressar a sua opinião sobre:

  • Se concorda com as atividades de gestão propostas, na extensão necessária para proteger os seus direitos e recursos;
  • Os impactes negativos e positivos das atividades de gestão propostas que sejam significativos do ponto de vista ambiental, económico e social;
  • Se tem conhecimento de algum conflito ou desentendimento;
  • Se conhece algum outro local de significado cultural, ecológico, económico, religioso ou espiritual dentro e/ou fora da unidade de gestão cujo valor possa ser afetado pelas operações de gestão.

No formulário de consulta pública é disponibilizada a seguinte informação sobre cada unidade de gestão:

  • Descrição geral e localização administrativa;
  • Produtos e serviços disponibilizados;
  • Valores ambientais e Altos Valores de Conservação presentes;
  • Valores ambientais fora da unidade de gestão, quando potencialmente afetados pelas atividades de gestão;
  • Comunidades locais e locais/atividades de significado cultural, ecológico, económico ou espiritual;
  • Atividades de gestão florestal presentes e futuras;
  • Impactes positivos e negativos das operações de gestão.

Formulário de Participação Pública – Alegrete

Formulário de Participação Pública – Caçarelhos

Formulário de Participação Pública – Casegas

Formulário de Participação Pública – Famalicão

Formulário de Participação Pública – Fundão

Formulário de Participação Pública – Lagares

Formulário de Participação Pública – Marvão

Formulário de Participação Pública – Mogadouro

Formulário de Participação Pública – Pinhel

Formulário de Participação Pública – Rio Frio

Formulário de Participação Pública – Sabrosa

Formulário de Participação Pública – Unhais

Formulário de Participação Pública – Vinhais

QUEIXAS E RECURSOS

O FA CERTIFICATION GROUP dispõe de uma Comissão de Queixas e Apelações para a gestão de conflitos que possam existir em relação a algum membro do Grupo, entre membros ou em relação ao FA CERTIFICATION GROUP. Todas as queixas dirigidas ao Grupo serão processadas de acordo com o Procedimento de resolução de conflitos. As queixas recebidas podem contemplar, entre outras, as seguintes situações:

  • Incumprimento da legislação aplicável;
    • Posse da terra incluindo disputa de estremas;
    • Direitos legais e consuetudinários das comunidades locais;
    • Impactes das atividades de gestão;
    • Assédio sexual;
    • Corrupção e infrações conexas;
    • Discriminação com base no sexo, na raça, na etnia, na nacionalidade, na parentalidade, no estado civil, na idade, na deficiência, na religião, na orientação sexual, na identidade ou expressão de género;
    • Desigualdade salarial e condições de trabalho;
    • Exploração laboral;
    • Doenças profissionais ou acidentes de trabalho.

Se quiser apresentar alguma queixa dirigida ao grupo ou a membros individuais do grupo pode fazê-lo através de:

E-mail: geral@nativacapital.pt

Ou para a seguinte morada:

FA CERTIFICATION GROUP

Rua Luciano Cordeiro 123 1º Esq, 1100-115 LISBOA

Tel: +351 210 937 948