Fundos sob Gestão

A Nativa Capital é uma sociedade que tem como objeto social a gestão, em representação dos participantes, de organismos de investimento alternativo imobiliários e de capital de risco.

  • A Nativa Capital tem sob sua gestão os seguintes Fundos de Investimento:
    • Primeiro Fundo Floresta Atlântica – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Florestal Fechado
    • Fundo Mater

Primeiro Fundo Floresta Atlântica

O Primeiro Fundo Floresta Atlântica é um Fundo Especial de Investimento Imobiliário Florestal Fechado, de Subscrição Particular, com duração de 10 anos, prorrogável, com um montante totalmente subscrito de 20 milhões de euros dividido em 400.000 unidades de participação.

É o Primeiro Fundo Imobiliário Florestal Português, tendo sido aprovado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no dia 18 de Outubro de 2007, com o número de registo 1040.

Fundo Mater

O Fundo Mater aproveitará as diferenças significativas nos valores imobiliários e na dinâmica da oferta/procura entre Regiões do litoral e interior de Portugal, através do desenvolvimento de projetos de ponta ancorados nas principais marcas hoteleiras para ir ao encontro das regiões menos exploradas do Vale do Douro e do Alentejo.

O Fundo é constituído por 3 grandes investimentos:

    Herdade do Mercador, Alqueva

    • Brownfield – 30% concluído

    Real Convento Das Servas, Borba

    • Reabilitação – reposição de edifício histórico existente

    Património do Douro, Vale do Douro

    • Greenfield – em processo de licenciamento

Apresentação e Política de Investimento

Banco Depositário: O Primeiro Fundo Floresta Atlântica por Nativa Capital confia os valores mobiliários a um único depositário, o Novo Banco, S.A. de acordo com a Lei nº 16/2015, de 24 de Fevereiro.

A estratégia de investimento do Fundo passa pela aquisição de prédios rústicos ou mistos que reúnam condições para o desenvolvimento de projectos que incidiam nas seguintes actividades:

  1. Produção e exploração florestal, com base na instalação de novos povoamentos e gestão de povoamentos existentes, com predomínio da espécie de pinheiro-bravo;
  2. Animação turística relacionada com o turismo de natureza, turismo cultural em meio rural e desporto ao ar livre, incluindo a aquisição e adaptação de prédios urbanos para apoio a estas actividades;
  3. Gestão e exploração de concessões de zonas de caça turística nas áreas detidas pelo Fundo;
  4. Promoção da produção e exploração de todos os recursos silvestres ocorrentes nas áreas detidas pelo Fundo;
  5. Arrendamento de superfície para utilizações não continuantes com o uso florestal.

No sentido de minimizar os riscos decorrentes dos incêndios, o Fundo diversifica em termos geográficos as propriedades em que investe – situadas no Centro e Norte do território de Portugal – e as espécies. Presta ainda particular atenção à componente prevenção dos incêndios, no âmbito da gestão dos activos.

A política de investimento do Fundo terá sempre como objectivo a constituição unidades de exploração que justifiquem em termos económicos e ambientais a exploração florestal, designadamente através do emparcelamento de prédios rústicos que, isoladamente, não permitam a sua exploração.

Regulamento de Gestão

A Nativa Capital disponibiliza periodicamente toda a informação relativa aos Fundos geridos de acordo com a legislação aplicável.

  • Regulamento de Gestão
    • Informações gerais sobre o Fundo, Sociedade Gestora e outras entidades;
    • Política de Investimentos e Rendimentos do Fundo;
    • Características das Unidades de Participação;
    • Regime Fiscal.

Informação Financeira

A informação financeira do fundo encontra-se disponível no site da CMVM:


Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso website. Se continuar a utilizar este website, partiremos do princípio de que está satisfeito com o mesmo. Política de Privacidade